12-08-2022

Arranca a arborização da estrada que liga Macaneta à Vila-Sede do distrito de Marracuene

O Vice-Ministro da Terra e Ambiente, Fernando Bemane de Sousa, dirige este sábado, 13 de Agosto de 2022, a partir das 09:00 horas, a jornada de plantio de árvores que marca o início da iniciativa de arborização, com mais de 5.000 árvores, da estrada que liga a localidade de Macaneta à Vila-Sede do distrito de Marracuene, na província de Maputo.

O evento enquadra-se no âmbito das relações de cooperação na área do ambiente entre a República de Moçambique e a República do Congo, e insere-se nas celebrações dos 62 anos da independência daquele país francófono. O mesmo é organizado pelo Ministério da Terra e Ambiente, Governo do Distrito de Marracuene, Instituto de Investigação Agrária de Moçambique em parceria com a Embaixada da República do Congo e conta ainda com o apoio  do PNUD, Terra Vital e Ethiopian Airlines.

Para além do Vice-Ministro da Terra e Ambiente e do Embaixador da República do Congo, participarão na jornada deste sábado, outros membros do corpo diplomático acreditado no país, membros dos governos provincial e distrital, parceiros de cooperação, sociedade civil e comunidade local.

Refira-se que, a arborização desta importante via de acesso,  visa realçar a importância das árvores como um valioso recurso natural renovável e gerador de múltiplos bens e serviços, nomeadamente,  garantir o melhoramento da estética da paisagem, sombreamento e o ar fresco para os utentes, protecção contra a degradação dos solos  e combate às mudanças climáticas, contribuindo, deste modo, para uma melhor qualidade de vida da população.