15-12-2020

Ministra da Terra e Ambiente realça a importância das parcerias público-privadas na gestão das áreas de conservação

A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, realça a importâcia das parcerias público-privadas na gestão sustentável das áreas de conservação e na promoção de mecanismos para a geração de receitas, através do turismo baseado na natureza.

Falando sexta-feira, 21 de Agosto de 2020, na cerimónia de inauguração de infra-estrtuturas de gestão e turismo no Parque Nacional do Zinave, a dirigente afirmou que no âmbito da promoção da participação de diferentes actores na conservação da biodiversidade, o Governo assinou, em 2015, um acordo de co-gestão do parque do Zinave com a Peace Parks Foundation, com a perspectiva de um  investimento no valor de 20 milhões de dólares, mas que veio antigir os 26 milhões.

O valor em causa visava viabilizar projectos de melhoramento da capacidade de gestão do Parque Nacional do Zinave; reitrodução de fauna bravia; desenvolvimento de infra-estruturas, do ecoturismo e das parcerias público-privadas com as comunidades.

Segundo a Ministra, “desde a assinatura deste acordo, foram registados progressos significativos como a reintroduzidos de 2.165 animais de várias espécies, com destaque para elefantes e pala-palas, espécie que já não era observada neste parque. Mas também foram construídas infra-estruturas de turismo e de gestão, tais como bloco de escritórios, dormitório para trabalhadores, postos de fiscalização, sistema de captação e tratamento de água, infra-estruturas de comunicação, vias de acesso incluindo o melhoramento da pista de aterragem e portão de entrada”.

O investimento realizado criou condiçoes para o desenvolvimento do turismo, por isso, neste quinquénio está prevista a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Turismo e, igualmente, está planificado o concessionamento de pelo menos 3 áreas de desenvolvimento turístico no interior do Parque, como forma de potenciar o turismo baseado na natureza e impulsionar sinergias para a combinação do turismo do litoral e de contemplação da vida selvagem.

No domínio de fiscalização, a Ministra destacou o aumento, nos últimos 5 anos, do número de fiscais, da aplicação da tecnologia, dos meios de transporte terrestres e aéreos, permitindo a remoção de um total de 31.044 armadilhas mecânicas, apreensão de 287 armas de fogo, de 467 metros cúbicos de madeira e a neutralização de 179 caçadores furtivos.

“Importa destacar que no Parque Nacional do Zinave houve melhoria dos meios de fiscalização, de infra-estruturas para os fiscais, de meios aéreos e terrestres e da tecnologia, através do uso de colares para monitoria de fauna e sistemas de comunicação digital via rádio que abrangem toda a superfície do Parque e Zona tampão, permitindo monitorar as incursões de caçadores furtivos no parque”, concluiu.