22-06-2021

Mabecos foram translocados do Parque Nacional da Gorongosa para a Karingani Game Reserve, no sudoeste de Moçambique

Em 2018, graças ao Projecto “Wild Dog Range Expansion”, os primeiros Mabecos (Lycaon pictus) foram reintroduzidos no Parque Nacional da Gorongosa e, um ano depois, a Karingani Game Reserve recebeu a sua primeira alcateia. Ambas as áreas protegidas de Moçambique foram identificadas como espaços viáveis para reintroduções de Mabecos, mas ninguém podia prever o quão bem essas alcateias se iriam adaptar.

As alcateias de Mabecos instalaram-se nas suas novas casas, reproduziram-se e criaram os seus filhotes, e vimos como os recém-chegados a Moçambique chegaram à idade adulta e se dispersaram das alcateias originais para começarem novas alcateias.

Com apenas cerca de 6.600 Mabecos existentes em África, este animal espectacular é um dos carnívoros em maior risco do continente, e é listado pela IUCN como “Em perigo”. É necessária uma acção urgente para salvá-los, e uma estratégia de conservação chave é a reintrodução de alcateias em habitats viáveis onde eles ocorreram. O Mabeco é um nativo canídeo da África Subsaariana, é o maior canídeo indígena da África e o único membro existente do género Lycaon.

O Mabeco possui as adaptações mais especializadas entre os canídeos pela cor da sua pelagem, pela sua dieta e por perseguir as suas presas graças a uma grande capacidade de corrida. Possui um esqueleto ágil, e a perda do primeiro dedo nas suas patas dianteiras aumentou o seu passo e velocidade.

Dois objectivos principais do “Wild Dog Range Expansion“, um projecto liderado pelo “Endangered Wildlife Trust”, são aumentar continuamente o espaço seguro para mabecos e os seus números em África. Com o sucesso de Moçambique, podemos agora utilizar Mabecos destas áreas protegidas e permitir que se tornem pioneiros de Mabecos num novo espaço seguro que se tornou disponível através de grandes esforços de restauração.

Sobre o Projecto da Gorongosa

O Parque Nacional da Gorongosa (PNG) em Moçambique é talvez a maior história de restauração da vida selvagem em África. Em 2008, foi estabelecida uma Parceria Público-Privada de 20 anos para a gestão conjunta do PNG entre o Governo de Moçambique e a Fundação Carr (Projecto de Restauração da Gorongosa), uma organização sem fins lucrativos dos EUA. Em 2018, o Governo de Moçambique assinou uma prorrogação do acordo de gestão conjunta por mais 25 anos. Ao adoptar um modelo de conservação do século XXI para equilibrar as necessidades da fauna bravia e das pessoas. O PNG está a proteger e salvar esta bonita natureza selvagem, devolvendo-o ao seu devido lugar como um dos maiores parques nacionais da África.

O PNG foi descrito como um dos mais diversos parques da Terra, cobrindo uma vasta extensão de 400.000 hectares. Nos últimos anos, o Projecto da Gorongosa, com o apoio da Administração Nacional de Áreas de Conservação de Moçambique (ANAC), garantiu a protecção de uma população em recuperação de Leões neste ecossistema, reduziu com sucesso ameaças-chave e viu o Parque reconhecido como um dos “Last Wild Places” pela National Geographic e como um dos “World’s Greatest Places” pela TIME Magazine.

Texto: Vasco Galate, Parque Nacional da Gorongosa

Foto: Paola Bouley, Parque Nacional da Gorongosa