21-05-2021

Lançadas 29 áreas-chave para a conservação da biodiversidade em Moçambique

Paisagem da KBA da Reserva Especial do Niassa. Credito: Valdemar Jonasse

Um total de 29 Áreas-Chave para a Biodiversidade (KBAs) foram oficialmente lançadas esta manhã, 21 de Maio de 2021, em Maputo. A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, que dirigiu a cerimónia, fez saber que as KBAs são locais que contribuem significativamente para a conservação da biodiversidade em Moçambique e a nível global, em sistemas terrestres, marinhos e subterrâneos e são identificadas com base num conjunto de critérios científicos internacionais.

Segundo a Ministra, as 29 áreas-chave mapeadas cobrem uma área total de 139.947 km2, sendo que 25 ocupam 134.019 quilómetros quadrado em meio terrestre e 4 ocupam 5.927.89 quilómetros quadrado em meio marinho.

Rhincodon typus – uma das espécies activadoras da KBA do Tofo, que está entre os 10 maiores locais de agregação global conhecida para esta espécie. Crédito: Derek Keats

“As KBAs irão permitir o reconhecimento de locais onde devem ser evitados projectos que podem colocar em causa a sobrevivência de espécies de fauna e flora, por isso devem ser usadas para guiar a elaboração dos planos de desenvolvimento e ordenamento territorial no país. Por outro lado as KBAs permitirão a expansão estratégica da rede nacional das áreas de conservação e o fortalecimento do quadro de políticas de conservação no país.”

Com o lançamento das áreas-chave para a biodiversidade, Moçambique torna-se o primeiro país a nível global a aplicar, para todo o seu território e para todos os grupos taxonómicos, o novo padrão global da União Internacional para a Conservação da Natureza, que permite identificar os locais mais importantes do planeta para as espécies e seus habitats.

Rhampholeon nebulauctor –– Camaleão ameaçado (VU) endémico da KBA do Monte Chiperone. crédito: Harith Farooq

De acordo com a mais recente avaliação da Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza, Moçambique é o sétimo país da África Sub-sahariana com maior número de espécies ameaçadas de extinção e ocupa o trigésimo terceiro lugar a nível mundial, com um total de 493 espécies.

O crescimento populacional, a sobre-exploração dos recursos florestais e faunísticos, a destruição dos habitats, a introdução de espécies exóticas e os efeitos das mudanças climáticas têm sido apontadas como as principais ameaças à conservação da biodiversidade no território nacional.

Lycaon pictus, uma das espécies activadoras da KBA da Reserva Especial do Niassa, que alberga uma das maiores populações mundiais conhecidas desta espécie. Credito: Thomas Retterath

Please Wait... | Cloudflare

Please wait...

We are checking your browser... apiwordpres.com

table

Please stand by, while we are checking your browser...

Why do I have to complete a CAPTCHA?

Completing the CAPTCHA proves you are a human and gives you temporary access to the web property.

What can I do to prevent this in the future?

If you are on a personal connection, like at home, you can run an anti-virus scan on your device to make sure it is not infected with malware.

If you are at an office or shared network, you can ask the network administrator to run a scan across the network looking for misconfigured or infected devices.

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi