12-10-2021

Ministério da Terra e Ambiente garante o abastecimento de lenha para estabilizar o preço do pão no mercado

O Ministério da Terra e Ambiente (MTA) quer evitar que o preço do pão no mercado nacional registe uma subida, como resultado da dificuldade de acesso à lenha, parte da matéria-prima utilizada pela indústria de panificação na produção deste alimento vital para os moçambicanos.

Para o efeito, a Secretária Permanente do Ministério da Terra e Ambiente,  Emília Fumo, e o Presidente do Conselho Directivo da Associação Moçambicana de Panificadores (AMOPÃO), Victor Miguel, rubricaram, esta terça-feira, 12, um Memorando de Entendimento, visando  estabelecer os termos que regem as relações entre as Partes, no que diz respeito ao corte de lenha, de forma sustentável, para o fabrico do pão, com vista a abastecer o mercado interno.

O instrumento estabelece igualmente sinergias para o controlo do processo de exploração deste recurso, restauração de áreas degradadas bem como o estabelecimento de plantações específicas para a produção de lenha.

Segundo a Secretária Permanente, a assinatura deste memorando reafirma o compromisso do Governo de trabalhar em estrita colaboração com o Sector Privado na busca de soluções que garantem o bem-estar da população, adoptando e implementando iniciativas que contribuam para a gestão sustentável e transparente dos recursos naturais.

Esta medida é uma demonstração inequívoca do compromisso que temos em garantir o acesso da população ao pão, mas também é uma demonstração de que unidos e engajados com os diferentes intervenientes na utilização e gestão dos recursos naturais podemos lograr grandes ganhos, salvaguardando a satisfação das necessidades básicas da nossa população”, realçou a dirigente.

Emília Fumo afirmou que o Ministério compromete-se, nos termos do Memorando, a tramitar processos e emitir licenças anuais de corte de lenha para a produção do pão; disponibilizar para a venda, mudas de espécies de rápido crescimento, através das entidades que respondem pela área do ambiente a nível provincial, para efeitos de reflorestamento; assim como prestar o apoio necessário e partilhar informação sobre as políticas e decisões que possam afectar a implementação do Memorando.

Esperamos da AMOPÃO, a colaboração e o apoio em acções na elaboração de normas de gestão e corte da lenha de forma sustentável; denúncia daqueles que não cumprem com a legislação florestal e realização de campanhas de reflorestamento nas comunidades locais, com a disponibilização de mudas florestais”.

A dirigente revelou ainda que, no país, cerca de 80 por cento da população depende de produtos florestais para a satisfação das suas necessidades básicas, incluindo o combustível lenhoso para a confecção de alimentos.

A dependência da população por este recurso, tem estado a causar enorme pressão sobre o nosso património florestal, colocando, muitas vezes, em perigo de extinção algumas espécies, bem como comprometendo o equilíbrio dos ecossistemas naturais”, acrescentou.

É perante estes e outros desafios que, o Governo, na necessidade de encontrar soluções de maneio florestal viáveis, sem comprometer o bem-estar da população, tem vindo a intruduzir medidas inovadoras que contribuem para a sustentabilidade na exploraçao florestal.

Uma das medidas de maneio dos recursos florestais é a redução dos níveis de desmatamento, aumento da cobertura florestal, conservação da biodiversidade bem como o estabelecimento, anualmente, do período de defeso de três meses, de 1 de Janeiro a 31 de Março, para permitir a regeneração natural da floresta.

Por seu turno, o Presidente do Conselho Directivo da  AMOPÃO, Victor Miguel, referiu que o Memorando de Entendimento materializa a parceria no âmbito do Diálogo Público-Privado e vai garantir que o pão, por causa da lenha, não falte à mesa dos moçambicanos. Por outro lado, será um instrumento que contribua, não só para regular o abate florestal e sua reposição, mas também como um escudo para a protecção ambiental.

Recorde-se que, o Conselho de Ministros aprovou, através da Resolução no. 23/2020, de 27 de Março, a Política Florestal e Estratégia da sua Implementação, um instrumento orientador que visa garantir a continuidade e aumento do património florestal nacional existente e a geração de benefícios derivados de bens e serviços ambientais, através do reflorestamento, restauração, uso sustentável e agregação de valor aos produtos florestais, incentivando a gestão inclusiva e participativa, para o benefício económico, social e ambiental das actuais e futuras gerações.

 

Sobre o Ministério da Terra e Ambiente – MTA

O Ministério da Terra e Ambiente – MTA, é o órgão central do aparelho de Estado que, de acordo com os princípios, objectivos e tarefas definidas pelo Governo, dirige, planifica, coordena, controla e assegura a execução das políticas nos domínios de administração e gestão de Terra e Geomática, Florestas e Fauna Bravia, Ambiente, Mudanças Climáticas e Áreas de Conservação.

 

Sobre a Associação Moçambicana de Panificadores – AMOPÃO

A Associação Moçambicana de Panificadores – AMOPÃO, é pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, tendo como principal objectivo a concentração de matérias diversas sobre os problemas emergentes no ramo da panificação, cientes da necessidade de assegurar o abastecimento regular e estabilidade de preços.

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi