28-01-2022

Ministra da Terra e Ambiente discute biodiversidade e mudanças climáticas com parceiros de cooperação

Nesta sexta-feira, 28, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, recebeu em audiência, no seu gabinete de trabalho, os Embaixadores acreditados em Moçambique da União Europeia (UE), Antonio Sánchez- Benedito, Itália, Gianni Bardini, França, David Izzo e Chefe de Cooperação na Embaixada da Filândia, Eeva Alarcon.

O encontro serviu para reforçar as relações de cooperação existentes entre estes países e Moçambique, no domínio da conservação da biodiversidade e mudanças climáticas, numa altura em que decorrem, a todo o gás, os preparativos para a XV Conferência das Partes (COP15) da Convenção sobre a Diversidade Biológica a ter lugar em finais de Abril próximo em Kumming na China.

No que diz respeito a biodiversidade e mudanças climáticas discutiu-se sobre a necessidade de o país definir metas que impulsionem a preservação da biodiversidade bem como de aderir a iniciativas globais de conservação da diversidade biológica.

Outra abordagem que mereceu atenção especial foi sobre os gases de efeito de estufa, especificamente o Metano, sendo que é necessário estabelecer um mecanismo de monitoria permanente para que o país possa alcançar as metas mais concretas na redução de 30 % das emissões até o ano de 2030.

Os diplomatas reafirmaram o compromisso de continuar a apoiar o país em iniciativas que contrinbuem para o alcance dos objectivos de desenvolvimento sustentável 2030.