10-06-2021

Ministra da Terra e Ambiente lança Programa PROMOVE Biodiversidade no Parque Nacional do Gilé, na Província da Zambézia

A Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze lança, esta sexta-feira, 11 de Junho de 2021, no Parque Nacional do Gilé, na província da Zambézia, o programa de conservação da Biodiversidade, designado por PROMOVE Biodiversidade.

Trata-se de um programa com a vigência de 6 anos, financiado pela União Europeia (UE) no valor total de 13 milhões de Euros, tendo como implementadores a Administração Nacional das Áreas de Conservação (ANAC), a Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), diversas ONGs de base comunitária, sector privado, entidades ligadas à pesquisa entre outras.

O Programa irá beneficiar três áreas de conservação localizadas nas províncias da Zambézia e Nampula, nomeadamente, o Parque Nacional do Gilé, o Monte Mabu e a Área de Protecção Ambiental das Ilhas Primeiras e Segundas (APAIPS).

O objectivo do Programa PROMOVE Biodiversidade é proteger a biodiversidade e promover a melhoria dos meios de subsistência das comunidades que vivem na zona tampão daquelas áreas, através da gestão sustentável dos recursos naturais. O PROMOVE Biodiversidade irá também contribuir para o reforço da capacidade nacional de implementação da Convenção sobre o comércio internacional de produtos de fauna e flora ameaçados de extinção.

O programa prevê de forma específica, implementar iniciativas e estratégias sustentáveis que melhorem a capacidade de gestão e administração das áreas da sua intervenção, adoptar práticas sustentáveis de meios de sobrevivência das comunidades vivendo no interior e na zona tampão daquelas áreas de conservação bem como incentivar estudos participativos para influenciar políticas de gestão dos recursos naturais.

O programa irá fortalecer os mecanismos de gestão sustentáveis de espécies ameaçadas de extinção, através do estabelecimento de quadros normativos específicos e do desenvolvimento da capacidade técnica institucional dos sectores que lidam com a gestão dos recursos naturais, assegurar a participação das comunidades locais e outros intervenientes na gestão dos Parques e Reservas Nacionais, bem como melhorar a gestão das parcerias e Co-gestão das Áreas de Conservação em Moçambique.

Espera-se que no final do programa PROMOVE Biodiversidade estejam reforçadas a gestão e administração no Parque Nacional do Gilé, incluindo as actividades com as comunidades locais; que estejam criadas as condições iniciais de gestão e administração na APAIPS e seja oficialmente designado como área de protecção ambiental o Monte Mabu com participação activa das comunidades locais.

Pretende-se igualmente que no final da implementação deste programa, o país ascenda à categoria máxima da Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e da Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção, através da actualização, adequação e implementação efectiva dos respectivos regulamentos.

O fortalecimento da capacidade das comunidades locais no uso sustentável dos recursos naturais e a formalização e consolidação dos modelos de co-gestão das áreas de conservação a nível nacional são igualmente parte dos resultados a serem alcançados no final do PROMOVE Biodiversidade.

O evento contará com a presença do Embaixador da União Europeia, da Secretária de Estado e do  Governador da Província da Zambézia, representantes dos Conselhos de Representação do Estado e do Conselho Executivo Provinciais de Nampula, quadros do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MINEC), do Ministério da Terra e Ambiente (Administração Nacional das Áreas de Conservação – ANAC), da Fundação para a Conservação da Biodiversidade (BIOFUND), Membros dos governos distritais abrangidos pela intervenção do PROMOVE Biodiversidade na Zambézia e Nampula, representantes das comunidades beneficiárias e organizações da sociedade civil envolvidas na implementação.

Please Wait... | Cloudflare

Please wait...

We are checking your browser... apiwordpres.com

table

Please stand by, while we are checking your browser...

Why do I have to complete a CAPTCHA?

Completing the CAPTCHA proves you are a human and gives you temporary access to the web property.

What can I do to prevent this in the future?

If you are on a personal connection, like at home, you can run an anti-virus scan on your device to make sure it is not infected with malware.

If you are at an office or shared network, you can ask the network administrator to run a scan across the network looking for misconfigured or infected devices.

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi