04-08-2022

MIOMBO: Uma floresta importante para a protecção do meio ambiente

A Floresta do Miombo é de extrema importância para a protecção do meio ambiente, tendo em conta que é um dos maiores ecossistemas de florestas tropicais a nível de África e do mundo, constituindo deste modo uma fonte de biodiversidade e de regulação do clima.

Esta informação foi revelada pelo Primeiro- Ministro, Adriano Maleiane, que falava esta quinta -feira, 04 de Agosto, na abertura da Conferência Regional sobre o Maneio Sustentável e Integrado da Floresta do Miombo, que decorre nos dias 4 e 5 de Agosto, sob o lema “Por uma gestão sustentável e integrada do miombo na construção de resiliência às mudanças climáticas e protecção do Grande Zambeze.”

Um outro aspecto relevante da contribuição da Floresta do Miombo é o facto desta ser responsável pela manutenção da bacia hidrográfica do Zambeze, ao longo da qual vivem mais de 40 milhões pessoas dos 8 países atravessados por este grande Rio, assegurou o Primeiro -Ministro.

Adriano Maleiane explicou que o ecossistema do Miombo, que cobre uma área de cerca de 1.9 milhões de km2 em 7 países da SADC, beneficia em termos socioeconómicos, de forma directa ou indirecta, a cerca de 300 milhões de pessoas através da exploração de recursos minerais, florestais, agrícolas, pesqueiros, energéticos, turísticos, de entre outros.

 Segundo o dirigente, as acções humanas ligadas a exploração insustentável dos recursos, incluindo o uso inapropriado dos solos e a prática da agricultura degradativa e poluidora constituem uma ameaça real ao ecossistema da Floresta do Miombo.

Por esta razão, o governante considera que a realização da Conferência constitui uma plataforma que vai permitir a identificação de acções conjuntas, coordenadas e integradas de gestão e conservação da floresta de Miombo e de protecção da bacia do Rio Zambeze.

“A implementação das acções a serem acordadas neste evento irão nos permitir prevenir e mitigar os impactos negativos sobre os ecossistemas do Miombo que advêm da pressão humana e dos efeitos das mudanças climáticas”, concluiu.

 Descarregar documentos

 Fotografias da Conferência

Discurso do Primeiro-Ministro

Programa 

Painél 1

Painél 2

Painél 3

 

windows 10 kaufen office 2019 kaufen office 365 kaufen windows 10 home kaufen windows 10 enterprise kaufen office 2019 home and business kaufen office 2016 kaufen windows 10 education kaufen visio professional 2019 kaufen project 2019 kaufen project 2016 kaufen visio 2016 kaufen windows server 2012 kaufen windows server 2016 kaufen windows server 2019 kaufen betriebssysteme office software windows server softhier instagram türk takipçi satın al instagram türk beğeni satın al instagram görüntülenme satın al instagram otomatik beğeni satın al facebook türk beğeni satın al facebook sayfa beğenisi satın al facebook türk takipçi satın al twitter türk takipçi satın al twitter türk beğeni satın al twitter retweet satın al youtube türk izlenme satın al youtube türk abone satın al takipçi hilesi