15-04-2021

Presidente da República inaugura a Unidade Habitacional da Comunidade Reassentada em Salane

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, dirigiu no dia 14 de Abril de 2021, no Parque Nacional do Limpopo (PNL), no distrito de Chicualacuala, na província de Gaza, a cerimónia de Inauguração da Unidade Habitacional da Comunidade da Vila de Salane.

A Unidade Habitacional, orçada em 338 milhões de meticais, dos governos moçambicano e alemão, foi construída para beneficiar a comunidade de Makhandazulo, transferida do interior do PNL para Salane, no âmbito do Programa de Reassentamento, que teve início em 2015.

Na ocasião, o Presidente da República referiu que as obras compreendem 140 casas habitacionais, sistema de distribuição de água com 8 fontenárias e 4 tanques de 10 mil litros cada, kits de iluminação solar, 165 hectares para a prática de actividades agrícolas.

As 140 famílias reassentadas juntam-se a outras 485 reassentadas entre 2008 e 2012, totalizando 625 famílias reassentadas, de um total de 1.200 famílias previstas no início do processo”, destacou.

O Chefe de Estado moçambicano afirmou igualmante que o reassentamento das comunidades é um processo que permite o desenvolvimento ecológico do parque e a redução dos impactos do conflito Homem – Fauna Bravia, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento sócio-económico das famílias, através da criação de melhores condições de vida nos novos locais de assentamento.

O Presidente Nyusi realçou que desde a criação do parque em Novembro de 2001, o foco de promoção de turismo baseado na natureza tem sido um dos principais desafios para estabelecer um ambiente de harmonia e boa convivência entre as pessoas e a vida selvagem que abunda no parque.

O PNL, com uma área de 11.233 quilómetros quadrado, abrange os distritos de Massingir, Mabalane, Mapai e Chicualacuala e oferece uma grande variedade de experiências turísticas, que incluem a contemplação da paisagem, observação da fauna, pesca desportiva, realização de excursões, caminhadas e canoagem.