15-12-2020

Presidente da República apela para uma responsabilidade colectiva na protecção do ambiente

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, apela a todos os segmentos da sociedade para pautarem por uma responsabilidade colectiva em relação à protecção do meio ambiente.

Segundo o Chefe do Estado moçambicano, que falava quinta-feira, 23 de Julho de 2020, no distrito de Matutuíne, na Província de Maputo, nas celebrações dos 60 anos da criação do Parque Nacional da Gorongosa, Reservas Especial de Maputo e Nacional de Marromeu, esta responsabilidade deverá se manifestar nas atitudes sobre as políticas energéticas da terra, florestas, fauna bravia e turismo, num equilíbrio entre os interesses económicos e a necessidade de um futuro sustentável das próximas gerações.

O Governo estará sempre na linha da frente da batalha em prol da conservação da biodiversidade no país, optando por parcerias que tragam mais-valias não só para a conservação da biodiversidade, mas também na inclusão das pessoas circunvizinhas na gestão dos recursos naturais”, disse o Presidente Nyusi.

O Chefe do Estado fez saber igualmente que as celebrações da efeméride acontecem 15 meses depois da ocorrência do ciclone Idai e Keneth, que destruíram bens e meios de substância das comunidades, para além de ceifar vidas e destruir infra-estruturas, incluindo do próprio Parque Nacional da Gorongosa.

“Estes fenómenos extremos são um alerta para todos nós sobre a forma como olhamos o meio ambiente e, em particular, a conservação da biodiversidade”, sustentou o Estadista moçambicano.

Na ocasião, a Ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, referiu-se à redução drástica dos níveis de caça furtiva do Elefante na Reserva Especial do Niassa, com um impacto internacional significativo, como resultado do empenho do Presidente Nyusi na adopção de medidas de conservação da biodiversidade no país.

“Maior que as minhas palavras, como testemunho deste grande legado que nos marca a todos nós, gostaríamos de oferecer uma fotografia tirada durante a operação de colocação de colares de monitoramento via-satélite a um elefante que, em homenagem a Vossa Excelência foi baptizado com nome de Mr. President”, concluiu a Ministra.