19-06-2021

Reunião da SADC discutiu mecanismos para alavancar o ambiente, recursos naturais e turismo

Teve lugar, sexta-feira, 18 de Junho de 2021, a reunião conjunta virtual dos Ministros da SADC responsáveis pelo ambiente, recursos naturais e turismo. O encontro foi co-presidido pelas ministras da Terra e Ambiente e da Cultura e Turismo, Ivete Maibaze e Eldevina Materula, respectivamente.

Dentre vários, o principal objectivo da reunião era partilhar as novas práticas e implementar programas conjuntos que dizem respeito aos países da SADC nas áreas acima referidas.

A reunião permitiu identificar desafios e traçar objectivos comuns dos quais permitirão alavancar as áreas do ambiente, recursos naturais e turismo.

Igualmente, aferiu-se o grau de cumprimento das recomendações e o ponto de situação das acções desenvolvidas pelos Estados Membros, concretamente, sobre as mudanças climáticas, implementação dos programas sobre florestas, fauna bravia, a estratégia de aplicação da Lei e combate à caça furtiva e a revisão do programa sobre as áreas de conservação transfronteiriças da SADC.

Sobre a área do turismo, foi apreciado o Projecto de Acordo que Emenda o Protocolo sobre o Desenvolvimento do Turismo na SADC, o ponto de situação da Dissolução da Organização Regional do Turismo da África Austral (RETOSA) e o Programa de Turismo da SADC 2020 – 2030, o qual é considerado como um roteiro para orientar e coordenar o desenvolvimento de uma indústria de turismo sustentável na região.

Texto e imagem: Felicidade Zunguze