07-03-2022

Seis mulheres e seis homens completam o programa de dois anos de Mestrado em Biologia da Conservação

Seis mulheres e seis homens completaram o programa de dois anos de Mestrado em Biologia da Conservação, que é provavelmente o único Mestrado em Biologia da Conservação totalmente hospedado num Parque Nacional. Esta segunda turma formou-se na Sexta-feira dia 25 de Fevereiro na Gorongosa, totalizando agora 24 jovens mestres provenientes deste consórcio educativo.
 
O programa de Mestrado foi desenvolvido por um consórcio de três instituições Moçambicanas de ensino superior (Universidade Zambeze, Universidade Lúrio e Instituto Superior Politécnico de Manica) em parceria com a Universidade de Lisboa de Portugal e o Parque Nacional da Gorongosa, como parte do seu Programa de BioEducação. O programa de Mestrado é apoiado pela Fundação dos EUA: “HHMI” (Howard Hughes Medical Institute) e pelo Fundo de Desenvolvimento Institucional.
 
Este programa de Mestrado é realizado inteiramente dentro do Parque Nacional da Gorongosa e oferece formação em biologia da conservação, ecologia e gestão ambiental. Os estudantes têm a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos nos seus cursos para projectos de investigação prática no campo para as suas dissertações finais. Eles desfrutam de uma bolsa de estudos integral financiada pelo HHMI que também paga as suas despesas de subsistência.
 
É com todo o prazer que anunciamos que a terceira turma de doze alunos começará os seus estudos na próxima semana. Assim como neste último grupo, os estudantes são de todas as regiões de Moçambique, e o sexo feminino está bem representado.
 
Texto e fotografias: Vasco Galate – Parque Nacional da Gorongosa